Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2011

Pãozinho de leite





Espantando a moleza...
Fiz essas maravilhas agora de tarde.
Pincelei margarina logo que saíram do forno. 
Divinos! 


Pãozinho de Leite

Ingredientes
- 500g de farinha de trigo e mais o suficiente para dar o ponto (cerca de 200g, eu usei bem menos)
- 10g de fermento biológico seco instantâneo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 360ml de leite morno
- 120ml de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar (opcional)

Preparo
Em uma tigela, peneire juntos 500g de farinha e o sal. Em outra, misture o fermento, o açúcar, os ovos, o leite e o óleo. Adicione aos poucos a mistura de farinha e sal à mistura líquida e mexa (com os dedos ou com uma colher de pau) até obter uma massa meio grudenta.

Transfira a massa a uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e mãos à obra (mãos enfarinhadas, sempre). Enquanto trabalha a massa, acrescente pequenas quantidades de farinha, só até dar ponto (o que significa não grudar e ficar macia e um pouco molinha).

Forme uma bola com a massa, passe farinha ao redor dela e coloque-a dentro de uma tigela. Cubra e deixe descansar em local aquecido até dobrar de volume.

Feito isso, extraia o gás da massa apertando-a com o punho, transfira novamente para a superfície de trabalho e modele como desejar. Neste ponto, você pode acrescentar recheio.

Disponha os pães em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe-os crescer novamente até dobrarem de volume. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220ºC.

Se quiser, antes de assar os pãezinhos, pincele-os com o ovo batido com água. Leve-os ao forno a 220ºC por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 15 a 20 minutos.





25 comentários:

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Parabéns! Tu é forte merrrrrmo!!!... Rs

Que delícia, uma pena eu não poder fazer... Meu forno MORRRRRRéééééééú... Sniff

Bjs

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Putz... Se eu quero?!Tá a maior chuva por aqui e um frio daqueles, seria ÓTEMO... Rs... Já tens o endereço do meu esconderijo... Pode mandar... Hahahah

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Ai, Daniele,

Essa receita é para matar quem está de dieta! Abraço

cris disse...

Oi Dani,hummm parece uma delicia,eu amo esses pãozinhos.Bjus

Pauli disse...

Ai, me deu uma saudade desse pãozinho!
Já tem um tempinho que não faço.
Obrigada por visitar minha 'mesa de jantar' rsrsrs
A sua 'janela' tem ótima vista e seu filhinho é um fofo!
Bjos
Pauli

Cristina disse...

Adorei, fica parecendo aquelas bisnaguinhas, só que bem mais saudáveis, acho que os pequenos iam adorar tá anotada a receita e logo logo vou fazer. Essa tarde também fiz um formigueiro pras crias,pra não perder o costume. Beijinhos e te cuida.

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Rsrsrsr... Amigaaaaaaa... Vc não é doida nããããão... Rs... Das 3 lojas que o Luciano visitou, eu compro em duas... Hahaha... Ele visitou a rua mais comercial aqui de Santos que fica no "Gonzaga"!

Vc viu como os Santistas são "calorosos"?!... Rs.... Quase mataram o coitado... Aff... E o climão hein?... Tempo lindo né?!... Hahah

Bom, deixa a história dos pãezinhos pra lá e reze bastante lindinha, eu vou dar uma atençãozinha pro maridon pop star que acabou de chegar de viagem nesse exato segundo... Bjs mil pra vcs ... Rs

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Oi Daniele, do jeito que tá fazendo frio por aqui, fazer uns pãezinhos em casa, iria aquecer bastante, que delícia. Respondendo a tua perguta no meu blog, dá uma olhada na minha lojinha do elo 7, dá pra entrar pelo meu blog, na lateral, mais em baixo.
Abraços.

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

hummm vou fazer!!!!

Néia Lambert disse...

Parece até que senti o cheiro dessa delícia saindo do forno.

Beijos

Tais Martins disse...

Tenta ué se de errado,tenta d novo e d novo rsrs,se bem que vc disse no post passado que ta meia preguiçosinha né amiga por causa da gravidez,e quanto a esses paezinhos que parecem maravilhosos vou tentar fazer amanha mesmo,agora e minha vez de dizer que não tenho muita habilidade com cozinha rsrs.bjkas Dani.
http://decorehouse.blogspot.com/

kikipos disse...

Ficaram com um aspecto delicioso!
Tenho que experimentar esta receita!
Um beijinho,
Elisabete

Ale Quejinho disse...

Amei a explicaçao, parece ser facil!
Ale

Fernanda Fernandes disse...

OI amiga,,,que delicia.CURTA tudinho depois desta fase vem aquela alucinada de energia e bem estar,comigo foi assim...me sentia super forte e viva...como adorei minha fase de gestante...fui para cirurgia andando e sem contração...nem sei o que é isto...no centro cirurgico foi uma festa...todos meio que conhecidos...enfim foi tudo de bom!!!loguinho passa e vc estará feliz com o novo ou nova" pimpolinha"heheh

bjs
fernanda

Taia Assunção disse...

Pão não é o meu forte, mas a Camilla fez um noutro dia com leite condensado e queijo parmesão. Uma delícia...os seus parecem ter ficado deliciosos. Beijocas no quarteto, a família está crescendo...obaaaaaaaaaaa! ;-)

Paulinha do Brechó Recicle disse...

OiÊ! Voltei... Hahah

Adoraria poder te ajudar na organização... Adoraria te visitar... Adoraria ser tua vizinha... Rs... But... Ahhh... Vc não acredita... Descobri que uma amiga virtual mora "NA MINHA RUA"... Hahahah... Minha rua não... Nossa,né?! Isto é INCRIVEL!!!!!...Hahahah

Bj

Larissa Motta disse...

Nossa deve ter ficado uma delícia...
Vim avisar que tem sorteio de uma colcha de retalhos lá no blog.
www.coisasdalissa.blogspot.com
Vem participar.
Bjks

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi menina!!!
então Dani achei que icou melhor a cortina mesmo
porta sanfonada não é comigo não rsrs
Beijo flor

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Dani, mil desculpas... eu estava escrevendo o comentário e subitamente parece que foi publicado sem terminar, e seu nome está com letra minúscula. Por favor não publique.... não sei se terminei a frase em que eu perguntava se o rapazinho esta gostando da ideia de ter um irmãozinho ou irmãzinha.
Beijocas... meu marido já ligou o carro para sairmos...rsrsrs.

Eneida Freire disse...

Além de lindos, devem estar deliciosos!!!
Beijo!
http://tengavolantes.blogspot.com

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Oi lindinhaaaaaaaa! Como vc está?! Tá enjoando?

Olha... Estou a 4 hrs de Paraty tb, daqui pra lá, tem muuuuita serra... Aff ... Acho que Paraty é o nosso point ideal para um "contato imediato de segundo grau"... Hahahah

Cuide-se amiga!

Vc está de 2 meses? Se for, seu bebê está do tamanho de feijãozinho branco, sabia?!Que liiiiindinho... Rsrrs

Um milhão de bjs... Ahhh... Não marquei nenhum encontro com minha amiga virtual que mora na minha rua! Incrível,né?! Ô mundinho pequeno,viu!!!... Rsrsr

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Vc que é uma fofa... Sempre tão legal comigo! Estarei rezado por vc e seu bebê,pode ter certeza!

Nesse ultra acho que já da pra ver o sexo... Hihih... Boa sooooorte!!!

Ótima semana e tuuuuudo de bom lindinha!!!!

Tais Martins disse...

Ta bom eu sei,eu tenho mania de mudar a aparencia do meu cantinho!!se eu não mudar toda semana p mim não ta bom!!rsrs,E o bebe como está??Uma linda segunda p vc´s Dani.Bjkas.
decorehouse.blogspot.com

Fê Dutra disse...

Dani, naquele dia que a gente se falou. Penei pra deixar um comment aqui, mas não consegui. Esse blogger vive deixando a gente na mão.
Pelo visto, esse vai. Então, permita-me dizer que ADORO pão de leite. Pena que não sou prendada a ponto de pegar essa receita e fazer.
Um beijo

Patricia Novaes disse...

Hummmmm eu vou fazer!!!